sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Trufa de chocolate e cerveja ALE, pra gente grande comer de colher, enrolar e até passar no pão!


Cerveja, açúcar e chocolate.
Apenas três ingredientes e menos de cinco minutos de preparo. Boa dica de sobremesa rápida ou de presente para amigos cervejeiros!

Aproveitei que tinha em casa a deliciosa IPA cumaru para preparar mais uma receita de chocolate que não leva manteiga ou creme de leite, do meu queridinho Paul A. Young - antes de morrer tenho de conhecer a loja desse cara!

Decidi arriscar totalmente no amargor e não me arrependi, mas tenho ciência de que não é um doce para todos os paladares. Para agradar um número maior de pessoas, faça como manda o mestre e use um chocolate 40%, que trabalha bem com a austeridade da cerveja. Se quiser provar essa que fiz, mas tiver medo de não agradar a todos os comensais, divida a receita e prepare das duas formas! Para um meio termo, prepare a massa com chocolate 40% e enrole-a em cacau; as opções são infinitas e eu ficaria viajando nas combinações...

Quanto à quantidade, tinha chegado à conclusão de que foi exagerada para apenas quatro pessoas, que já tinham petiscado horrores. Isso foi o que pensei até pegar alguém, "lá pras tantas da madrugada", passando a trufa no pão italiano como se fosse nutella!  Também, com uma textura incrível e um amargor que não te deixa ficar enjoado, concluo que é a quantidade perfeita para uma roda de amigos em frente à lareira, jogando conversa fora madrugada adentro e bebericando algo forte...




Trufa de chocolate e cerveja ALE
adaptado de uma receita feita com chocolate 40%, do queridíssimo Aventuras com chocolate - 80 receitas sensacionais, do Paul A. Young


Versão deliciosamente amarga
  • 300ml cerveja ale
  • 100g açúcar mascavo claro
  • 450g chocolate 70%

1. Coloque o chocolate em uma tigela e reserve-a.
2. Em uma panela, aqueça 75ml de cerveja e o açúcar, até que este tenha se dissolvido completamente. Despeje o restante da cerveja e aqueça a mistura até que seja possível ver os vapores de álcool sendo liberados na superfície. A cerveja precisa ser aquecida apenas o suficiente para derreter o chocolate - o superaquecimento vai fazer com que o álcool, conservante natural do chocolate, evapore.
3. Derrame a mistura sobre o chocolate e mexa bem, até que a massa esteja uniforme.

Se gostou da ideia de comê-la com pão e está preparando-a para ficar na sua casa, sugiro que transfira a trufa pra um pote de vidro, com tampa, para que fique bem armazenado. Atenção, só feche o pote depois que a massa esfriar completamente, ou o vapor se condensará e você acabará com água dentro do pote. Armazene-a na geladeira e tire-a de lá pouco antes de comer, para que sua textura volte a ficar macia.

Para ser comida de colher, transfira a massa para a tigela onde será servida, mas não cubra-a com filme plástico até que esteja completamente fria, ou acabará com gotas de água sobre a massa. Como a temperatura está baixa, deixei a trufa fora da geladeira e em pouco tempo ela já estava com uma textura ótima. talvez, em dias mais quentes, tenha de ir para a geladeira para conseguir endurecer.



Versão mais equilibrada
  • 300ml cerveja ale
  • 100g açúcar mascavo claro
  • 450g chocolate 40%
  • cacau - para enrolar as trufas ou polvilhar sobre a  tigela
Siga o passo a passo descrito acima.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails